domingo, 26 de julho de 2009

4 - Seguindo pelo veio do rio!

4 - Seguindo pelo veio do rio!
Sempre haverá na tua vida um motivo que te faça cantar, cantarás sempre uma façanha. Sempre haverá na tua vida uma vontade raiz que faça-te mover-te para realizar qualquer façanha e logo cantá-la. Esta vontade provém de teu âmago, daquilo que brota na alma irradiando força, formando o querer, querer este que não conhece possibilidades pessimistas, na vontade há somente otimismo, e mesmo que porventura hajam desfalecimentos ou desventuras no caminho haverá sempre a esperança, é esta que deixa a vontade sempre firme no intuito da realização, para a conquista de um feito, reverberando na sensação suprema de êxtase, glória e satisfação provindas daquilo que com muito labor foi idealizado e executado, independente dos árduos caminhos, o importante é que foi conquistado.
Sempre haverá na tua vida alguém que te faça sorrir. Transmitir paz, e ânimo nos momentos mais tormentosos, durante o suplício e dor. Para que assim, em comunhão a humanidade encontre o amor na paz que será derradeira, definitiva. Valores da alma que se incrustam em todos os corações. O amor é noção de dar importância aos outros, notar-lhes as qualidades e à isto valorizar
Caminharás no caminho adequado, dentro do veio de águas que nascem das límpidas montanhas e não em outro lugar, aí caminharás sem te perderes por outros lados. Este é o caminho adequado! As tuas escolhas serão muitas, é óbvio, é pertinente pensar que existe o bem e o mal, e que uma pessoa justa, que já têm arraigados os valores de nobreza em si não têm motivos nem vontade de praticar o mal, deste modo suas escolhas serão voltadas sempre para o bem, não há modo de se equivocar: há uma distinção de fácil compreensão entre o bem e o mal, quando o coração sente a percepção é cristalina de tão clara, podem sim, haver enganos em alguns detalhes, no entanto, se a pessoa é realmente boa de coração até estes serão de grande proveito para as aprendizagens da vida. Pois na vida de tudo, até mesmo do mal, pode-se extrair lições morais e conhecimentos dos mais edificantes: basta para isto que se utilize a razão, o entendimento e a reflexão fundamentada nos sentimentos e verdades humanas. Caminharás no veio de água, é tarde demais para perder-te por aí, não é mais possível errar, pois aquele que aprendeu e compreendeu a função de seu conhecimento nunca comete mais enganos.
E quando porventura te desanimares, julgando haver certa trama contra ti, e que despendendo intensas energias em lutas que têm como repercussão uma desventura opaca e inócua. Quando após intensa labuta diante de teus próprios olhos notar desmanchar tudo aquilo que construíste com esforço e a melhor das intenções. Quando muito trabalhar e em nada resultar, neste momento então prostrarás tuas mãos aos céus e clamarás a intervenção de Deus na tua vida, te porás ao solo como uma criança, reverenciarás à sabedoria maior, será este então o momento especial. Será este o momento em que perceberás haver-te enganado, pois quando julgas-te derrotado estavas na verdade em provação a ver se tua fé, tua convicção são feitas de inquebrantável material ou isopor. De teu âmago brotará força desconhecida, teu coração se revigorará, tua mente ficará tão clara que perceberás que o toda faz parte de uma só harmonia, e que as situações que julgamos incorretas ou injustas são das mais proveitosas que possam aparecer em nossas vidas.
Da eterna esperança soergue-se a fé de que a vida vale a pena. É experiência inigualável! O caminho correto é a eterna esperança, pois esta extrai o bom das coisas que aparentemente são impróprias, injustas ou desarticuladas. Dá nexo à vida, fazendo dela experiência de grande valor.
A vida se constitui de um drama, se não houvesse dramaticidade não haveria tanta vida. O importante, como dito antes é não tentar iludir-se crendo que só há o lado bom, temos que enfrentar nossos dramas mais profundos com inteligência e alma. Uma das funções da meditação é fazer com que o ser humano se mantenha conectado com o seu drama pessoal, com a questão nevrálgica de sua vida, não lhe permite distrações. Doe uma importância espiritual às situações da tua vida, e verás quão importantes são todos os momentos da tua vida, mesmo aqueles que são penosos têm significação de grande proveito na perspectiva espiritual. A vida continuará sendo um drama, aliás neste momento você entenderá a real significação do drama, e caminhará com maior certeza e segurança no trabalho que deve ser empreendido para a resolução do enigma pessoal da tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário