domingo, 26 de julho de 2009

6 - Uma guinada

6 - Uma guinada

Caminhamos, ora para um lado, ora para outro. Quê fazer da vida? deixar que ela te leve como a água leva um barco à deriva? A vida é uma verdadeira aventura, onde tudo possui um sentido profundo e verdadeiro, basta ver com os olhos do homem integral que percebe-se isto, aquele homem dotado de todas as suas potencialidades num conjunto harmonioso percebe qual a sua verdadeira relação com o mundo.
Mudanças ocorrem na vida, estas são necessárias para o crescimento, para aprendizagens, que ficarão o homem como experiência de vida, o que podemos conceber que condiz com a coisa mais importante que possa existir na vida: a experiência que dela podemos extrair.
Proponho uma pergunta: Qual é a profundidade que tu colocas nas coisas que vês ao teu redor? O quão profundamente você interpreta o mundo? É justamente isto que fará com que o mundo valha a pena ser vivido, que fará também com que a vida seja uma experiência constantemente mágica, inebriante e extasiante, sem quaisquer exageros. Pois a intensidade de interpretação demonstrará o nível de complexidade que se consegue chegar da realidade. Por exemplo: Na relação com as outras pessoas, a sociedade atual não valoriza adequadamente os valores mais profundos do ser humano, fazendo com que os encontros tenham um caráter corriqueiro, prático e supérfluos. Assim os próprios valores da amizade ficam deturpados.
O quê é amizade? É algo que está incomparavelmente além do sistema econômico ou político de um país, amizade envolve, além da noção de vínculo, que pode ser no âmbito da razão um consenso abstrato, os sentimentos, que são para a consciência emocional a coisa mais real que possa existir no mundo, mas real até que a própria realidade externa do mundo.
O homem que não busca dentro de si, constantemente, redefinir todos os seus valores de vida mais profundos não sabe o que é viver da maneira verdadeira. Os conceitos de amor, amizade, paz e harmonia devem ser suscitados de maneira constante no decorrer da vida, fazendo com que o homem encontre valores cada vez mais complexos e fortes, deixando os conceitos mais primitivos para trás, e se dando conta de o quão ingênuo ou ignorante fora anteriormente no que diz respeito ao conhecimento da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário